IFMT

8º JIFMT: 100 atletas representarão o Campus Pontes e Lacerda em 9 modalidades

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 8 de Agosto de 2023 às 16:30

Anfitrião da 8ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), o Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste será representado por 102 atletas em 9 modalidades esportivas. O evento acontecerá no período de 19 a 25 de agosto, nas estruturas do próprio Instituto e também de órgãos parceiros. “Muitos estudantes se preparam com antecedência, dedicando tempo e esforço para treinar em suas modalidades esportivas específicas. A preparação prévia é fundamental para que estejam em sua melhor forma física e técnica durante as competições”, afirmou a chefe da delegação, Elaine Senes.

De acordo com Elaine, os estudantes que desejam participar dos JIF têm consciência da importância desses jogos e do nível de competição que encontrarão. “Por isso, começam a se preparar meses antes do evento, estabelecendo rotinas de treinamento regulares e intensas. Além de aprimorar suas habilidades esportivas, a preparação também inclui cuidados com a saúde, alimentação adequada, descanso e acompanhamento de profissionais especializados. A preparação física e técnica é apenas uma parte do processo. Aqueles que desejam competir também precisam estar preparados mentalmente, desenvolvendo a concentração, a determinação e a capacidade de lidar com a pressão das competições. O aspecto psicológico é crucial para que os atletas enfrentem os desafios e alcancem um bom desempenho nas modalidades em que participam.

A chefe da delegação também reforçou a integração entre os estudantes. “O JIFMT não se resume apenas às competições esportivas, mas também promove a integração entre os alunos dos diversos campi do Instituto Federal, localizados em diferentes cidades e regiões do estado. Eles conhecem colegas de outras unidades, criam laços de amizade e trocam experiências acadêmicas e culturais. A competição saudável, o trabalho em equipe, o respeito às regras e ao próximo, e o compartilhamento de momentos únicos de diversão e aprendizado enriquecem a vivência estudantil”.

Elaine finalizou, ao declaram que o por meio do JIF, o “IFMTcumpre sua missão de promover a educação integral, valorizando tanto a formação acadêmica quanto o desenvolvimento humano dos estudantes. É um evento que fomenta o esporte, a cultura, a amizade e o respeito, deixando uma marca positiva na vida de todos os participantes e incentivando-os a continuarem perseguindo seus objetivos acadêmicos e profissionais”.

Foto: arquivo (Cleiton Caique)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - 1º Andar, PROEX - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409