8ºJIFMT: transmissões ao vivo batem 100 mil visualizações

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 28 de Agosto de 2023 às 11:00

A transmissão ao vivo foi uma das grandes inovações da 8ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso. Foram mais de 106 mil visualizações, por meio do canal do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer do IFMT, no Youtube. O espectador pôde assistir, torcer e vibrar, acompanhando em tempo real as partidas disputadas em modalidades coletivas como futebol, voleibol, handebol, basquete e futsal, além do programa diário Central 8ºJIFMT.

Coordenador geral das transmissões e presidente da Comissão de Tecnologia da Informação dos Jogos, Erisvaldo Marques Parangaba destacou o surpreendente resultado.

“A quantidade de visualizações nos surpreendeu bastante. Ao verificar os dados no Youtube, nestes 7, 8 dias, passamos de 100 mil. Mas o que mais nos motivava, deixava a equipe feliz, eram os comentários no chat (bate papo) das transmissões. Muitos amigos e familiares dos atletas estavam interagindo, e também agradecendo o Instituto Federal por proporcionar esse momento pela primeira vez. Nos campi também, por todo estado, instalaram telões para que os alunos que não vieram aos Jogos pudessem acompanhar e torcer. Esse feedback foi o nosso grande propulsor”, afirmou.

Erisvaldo destacou ainda que o principal desafio foi gerenciar a equipe. “Os servidores que se dispuseram a ajudar, não estavam trabalhando nos jogos somente em função das transmissões, estavam também envolvidos em outras comissões. Então, houve momentos nos quais não havia equipes estabelecidas para o dia o seguinte, por exemplo”, declarou, ao ressaltar o apoio de estagiários, servidores técnicos administrativos e professores nas mais diferentes funções, como na área técnica audiovisual, apresentação, entrevistas, narrações, filmagem das partidas, transporte de pessoal e equipamentos, entre outras.

“Foi satisfatório ter uma equipe totalmente comprometida”, acrescentou.

A proposta de transmissão foi definida ainda nas reuniões preliminares do JIFMT. “Quando a diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Moreira Machado, nos convidou para presidência da Comissão de Tecnologia da Informação, apresentamos a proposta para transmissão ao vivo dos jogos, pela primeira vez, e prontamente obtivemos todo apoio e aval. Então começamos a trabalhar nisso, no levantamento de dados, equipamentos, informações, para que o projeto acontecesse”, explicou Erisvaldo, ao ressaltar também o apoio da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação do Instituto Federal.

A 8ª edição do JIFMT reuniu mais de 1300 atletas em 11 modalidades no município de Pontes e Lacerda, sudoeste de Mato Grosso, no período de 19 a 25 de agosto.