Jogos do Instituto Federal em Pontes e Lacerda contam com equipes de saúde contratadas exclusivamente para dar suporte ao evento

Publicado por: Campus Sorriso / 25 de Agosto de 2023 às 22:30

Um joelho ralado, uma reação alérgica ou um mal estar após o almoço são situações às quais toda família está sujeita. Agora imagine o volume de imprevistos em saúde em uma família com 1300 filhos adolescentes praticando atividades físicas diariamente ao longo de uma das semanas mais quentes do ano.

Esse é o desafio encarado por dezenas de profissionais de saúde que nesta semana estão dando suporte à família do Instituto Federal de Mato Grosso no município de Pontes e Lacerda. O Instituto Federal é uma rede de escolas públicas, e escolheu o município para realizar a oitava edição de sua maior competição esportiva: os Jogos do IFMT.

Para atender urgências e emergências ao longo da competição, o Instituo Federal contratou 5 ambulâncias com médicos, enfermeiros e socorristas, que vieram de Cuiabá para amparar, simultaneamente, múltiplos espaços de atividades com socorro imediato. Em conjunto com as equipes de saúde que já atuam nos hospitais e na secretaria de saúde do município, esses profissionais já realizaram 240 atendimentos, conforme levantamento inicial feito pela Comissão de Saúde nomeada para o evento.

Leonardo Augusto, condutor socorrista que faz parte de uma das equipes contratadas, explica que os veículos de socorro contratados pelo IFMT são do tipo UTI, e que as equipes estão preparadas para todo tipo de situação envolvendo atletas ou mesmo colaboradores do evento.

Para ele, a maior demanda recorrente ao longo da competição até o momento diz respeito às contusões típicas de algumas modalidades esportivas. "Uma pancada aqui, um entorce ali. É uma questão mais de contato de jogos mesmo. A gente tem também situação de crise de ansiedade, desidratação por causa do sol, mas são atendimentos simples. Nada grave", resume.

A Comissão de Saúde do evento já contabiliza mais de 120 atendimentos a contusões, entorses, distensões e dores musculares. As informações apuradas ajudam a construir uma série de indicações para a próxima edição, prevista para acontecer em Sinop em 2024. O professor Aparecido Borges da Silva, presidente da Comissão, lista, por exemplo, a necessidade de um aplicativo de cadastro de informações sobre a situação de saúde dos atletas, contemplando situações como alergias, remédios de uso contínuo e condições preexistentes.

"Tivemos também muitos casos de desidratação, então consideramos que, se o evento fosse realizado no começo do ano, isso poderia ser minimizado", complementa. Essas e outras indicações da Comissão de Saúde dos JIFMT realizados em Pontes e Lacerda serão encaminhadas para os organizadores da próxima edição em breve.